Vivemos em um tempo de mudanças rápidas, velozes e altamente voláteis. Recentemente assistindo um curso a respeito de criatividade, a palestrante comentava sobre o mundo VUCA. O VUCA é um acrônimo dos termos em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, conceito cunhado pelo exército americano na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria. Logo esse termo alcançou o mundo corporativo. Em português poderia ser VICA, pois traduzindo temos os termos volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
Nesse cenário incerto, como identificar TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS? Qual o seu desafio empreendedor? Não são perguntas de resposta fácil, bem, mas estamos aqui para ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso. Vamos abordar quatro dicas para ajudá-lo a identificar oportunidades e tendências de mercado.
1. Busque sair da zona de conforto
A zona de conforto é um lugar maravilhoso, onde nada acontece. Certamente você já ouviu isso muitas vezes, mas quantas vezes realmente levou essa frase em consideração? Já parou para analisar o quanto está, literalmente, no piloto automático. Encontrar oportunidades, ou mesmo verificar tendências, passa necessariamente por repensar velhas receitas, mesmo aquelas que já se mostraram seguras e de sucesso.
As oportunidades estão em todos os lugares, o que precisamos é apurar nosso olhar e estar sempre atentos. Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez? Tente um novo percurso para ir ao trabalho, ir a outro restaurante, conversar com aquela colega que você nunca conversou. São algumas atitudes simples que nos ajudam a sair da zona de conforto e, consequentemente experimentar novas experiências. Quem sabe sua oportunidade está te esperando, naquela esquina que você nunca passou, ou naquela rua que você não conhece. Você só saberá se tentar.
2. Pergunte aos que estão ao seu redor
“Quem não se comunica, se trumbica”, essa frase de Chacrinha ficou famosa no Brasil, e realmente retrata a importância de, não somente saber falar, mas também saber ouvir. Exatamente ouvir, porque comunicação implica entendimento. Mas o que isso, tem a ver com identificar oportunidades e tendências de mercado, você deve estar se perguntando.
Tem tudo! Prestar atenção no que os outros dizem, além de ser gentil e educado, também é uma forma de aumentarmos nossa auto percepção entendendo como os outros nos veem. Um exemplo, você pode ser um ótimo organizador de eventos e nem percebe. Você pode ser um ótimo confeiteiro e nem se dá conta. Ouvir nossos amigos, colegas e familiares nas nossas atividades pessoais e nos momentos de ócio, pode nos prover informações valiosas de competências que não estejamos fazendo profissionalmente. Você certamente conhece histórias de hobbies que viram oportunidades de negócios e empreendimento de sucesso, portanto ouça com atenção os que estão a sua volta, de maneira crítica e atenta. Quem sabe o sucesso esteja te chamando e você não está dando ouvidos?
3. Fique atento ao “balanço das horas”
“No balanço das horas tudo pode mudar”, esse fragmento de uma música da década de 80. Gosto dessa fase pois representa muito do mundo VUCA e do cenário que vivemos atualmente. Mudanças acontecem o tempo todo, e são fontes de oportunidades e criam tendências. Por isso é muito importante estar atendo.
Assistir ao noticiário, ler aquela publicação técnica da área que você se interessa, ou mesmo, das que interessam um pouco menos. Acompanhar o que está acontecendo no mundo, no país, na região, além de te manter bem informado, e comentar muitas conversas com amigos e familiares, também pode te ajudar e visualizar tendências de mercado, que ainda não tenham chegado na sua região. Antecipar-se aos concorrentes, sair na frente na corrida pelo sucesso, será mais fácil se você aprender a olhar o mercado, qualificar e organizar as informações. Quem sabe quantas oportunidades já passaram por você, dando tchauzinho e você nem viu?
4. Estude sem moderação
Os especialistas em desenvolvimento de pessoas são cada vez mais unânimes em dizer que termos que ser Self learning durante toda a vida, ou seja, buscar a autoaprendizagem e o autodesenvolvimento. Assim, para conseguirmos identificar oportunidades empreendedoras e tendências promissoras, é preciso investir em educação, treinamentos de curta ou longa duração, pagos ou gratuitos.
Se você estiver preparado, atualizado e acompanhando os movimentos do mercado, quando as oportunidades aparecerem você vai saber o que fazer. Dizem que a “oportunidade é um cavalo selado” e que esses passam uma única vez na nossa frente. Por isso, devemos estar sempre preparados para montar e assim aproveitar o que a oportunidade se apresentar. Portanto estar qualificado fará toda diferença na identificação e, consequentemente, no aproveitamento das oportunidades que aparecerem. Esteja atento e sucesso!