“Uma startup é uma instituição, não um produto, assim, requer um novo tipo de gestão, especificamente constituída para seu contexto de extrema incerteza.” - Eric Ries

Jessica Takano.
12/03/2021

 

Com certeza a palavra Startup não é incomum para você, não é verdade? Esse termo atual e muito utilizado no mundo dos negócios tem mudado e movimentado de forma expressiva a economia mundial, trazendo muitos ganhos e inovações de produtos e serviços de diferentes áreas e ramos.

 

Quando falamos em Startup podemos associar o termo a diversas ideias, como “pequena empresa em seu período inicial” ou “empresa inovadora com baixos custos de manutenção que consegue crescer de forma rápida”. Mas falando mais especificamente e com uma definição mais atual, podemos considerar uma Startup “um modelo de negócios repetível e escalável, que atua em condições de extrema incerteza”.

 

Um negócio repetível significa ter capacidade de entregar o mesmo produto ou serviço em quantidades potencialmente ilimitadas, sem alterações, customizações ou adaptações. Ou seja, isso ocorre quando se vende a mesma unidade de determinado tipo de produto ou serviço várias vezes. Um exemplo disso é um aplicativo de smartphone, que pode ser instalado ilimitadas vezes em diferentes aparelhos, sem alterações no produto/serviço e sem custos adicionais.

 

Agora, quando falamos que um negócio é escalável, estamos nos referindo à possibilidade dele crescer exponencialmente, sem que isso afete o seu modelo de negócios. Em outras palavras, consegue obter um grande aumento na sua receita sem que isso influencie tanto nos seus custos, que crescem mais lentamente. Assim, o negócio pode aumentar de forma significativa em sua margem e em seus lucros. 

 

A questão da incerteza está muito relacionada aos riscos. Afinal, uma Startup atua em um ambiente de grande inovação, o que gera diversos fatores de instabilidade, oscilação e insegurança. Todo empreendedor se depara com riscos e quando o investimento é em startups, isso aumenta ainda mais.

 

Muitas pessoas associam Startups com empresas relacionadas à Internet. Essa relação de fato acontece, mas não necessariamente em todos os casos. Eles são mais frequentes porque a Internet possibilita muitas facilidades, como redução de custos, maior alcance de clientes, divulgação, rapidez e uso de recursos tecnológicos. É mais fácil uma empresa desenvolver um software específico do que atuar no agronegócio ou com biotecnologia, por exemplo. Mas ainda assim, uma empresa pode ser considerada uma Startup sem estar associada à Internet, desde que seja repetível e escalável.

 

O termo “Startup” originou-se nos anos 90 nos Estados Unidos e tem se desenvolvido cada vez mais nos últimos anos. Muitas são as iniciativas e eventos que estimulam essa área, você já ouviu falar de algum? Ou melhor, já teve a oportunidade de participar de algum? Vamos ver alguns deles:

 

1) Startup Weekend - Iniciativa que possibilita a obtenção de conhecimentos, com o acompanhamento de tendências e networking. Tem foco na prática e na obtenção de resultados desenvolvidos ao longo do evento, que dura um final de semana. A dinâmica do evento acontece da seguinte maneira: formam-se equipes de trabalhos para a criação de projetos, que são apresentados e avaliados ao final por meio de feedbacks e orientações de empreendedores de sucesso. Caso o projeto tenha destaque e grande potencial, pode atrair investidores e conseguir fortes parcerias a partir do evento.

 

2) Startup Village - Essa iniciativa é feita por meio de um curso, que tem duração de 20 horas. O foco do conteúdo é sobre Inovação, Empreendedorismo e Modelo de Negócios de Startups, que aborda também pontos como validação de ideias, aceleração escalável dos negócios e ações de crescimento. Além disso, o curso também disponibiliza conhecimentos na área de Marketing, Finanças e outros temas relacionados à gestão e ao crescimento sustentável do negócio.

 

3) Hack Town - Esse evento geralmente recebe destaque no número de participantes, configurando um grande evento e bastante diversificado. Conta com um número elevado de palestrantes, que apresentam diferentes temas como inteligência artificial, internet das coisas, educação, ciência, empreendedorismo e comunicação. Ele é formado por workshops e mentorias e tem como objetivo ser um “festival de inovação e criatividade”.

 

4) Meetup - Essa iniciativa se configura como um serviço que organiza grupos online para a realização de encontros presenciais para pessoas que tenham interesses em comum. Esses encontros têm um caráter bastante informal, em que as pessoas conversam de pé, o que facilita o networking por meio da circulação constante.

 

Perceberam quantas iniciativas bacanas existem para a criação e o desenvolvimento de Startups? E essas foram apenas alguns exemplos, existem muitas outras. Aproveite então as inúmeras possibilidades de conhecer, estudar e se inteirar do mundo das Startups, com certeza isso contribuirá para muitas oportunidades de trabalho e de negócios.

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

 

  • Inovação e Disrupção