Uma coisa é certa: no mercado competitivo, não é suficiente ter habilidades técnicas.

Paulo Paganini
05/10/2020

Uma coisa é certa: no mercado competitivo, não é suficiente ter habilidades técnicas. Por isso, é fundamental aperfeiçoar seu MARKETING PESSOAL, indo além das suas habilidades técnicas. É por meio do MARKETING PESSOAL que você criará mais oportunidades, desenvolverá resiliência, aumentará a sua visibilidade no espaço de trabalho e contribuirá com o todo.

 

Como ponto de partida, podemos entender o marketing pessoal como um conjunto de estratégias que permitem realçar suas habilidades pessoais e profissionais. Mas isto não significa ser algo que você não é ou criar um perfil social falso, mas significa destacar mais relevantes sobre a sua personalidade, sobre suas habilidades e até mesmo sobre seus gostos e atividades que você desenvolve fora do ambiente de trabalho. Para isso, vamos ver alguns dos pontos mais cruciais que permitirão que você seja lembrado nos mais diversos círculos sociais.

 

Um dos pontos mais eficientes para DESENVOLVIMENTO DO MARKETING PESSOAL é a participação em eventos na sua área de atuação. Quando você é frequente em eventos na área, você certamente será notado, mesmo que seja em termos de fisionomia. Além disso, eventos específicos da sua área de atuação alimentam o networking, ou seja, sustentam as relações pessoais e profissionais construídas além de construir novas relações. Este tipo de evento permite a sua conexão com tudo que tem de mais novo na sua área, além de conectá-lo a profissionais que veem você como uma das referências naquele ambiente.

 

Para o desenvolvimento do marketing pessoal, é fundamental que você não fique restrito às suas funções técnicas. Muitos profissionais acabam perdendo espaço no mercado por não serem polivalentes. Isso não significa que você tem que fazer de tudo um pouco, mas significa que você deva olhar com mais cuidado para outras habilidades que você pode desenvolver. Saia do escopo da sua área ou departamento e aprenda outras habilidades que são transversais a toda a empresa em que você trabalha. A partir disso, você poderá inclusive participar de projetos multiescopo ou até mesmo se oferecer para auxiliar pessoas de outras áreas em determinadas tarefas, podendo, assim, oferecer aquilo que você sabe e aprender coisas novas.

 

Para estar em evidência, também é preciso levar os créditos por todos os projetos que você desenvolve. Isso não significa que você deva levar todos os créditos, mas sim ser considerado como responsável por suas próprias tarefas. No entanto, somente levar os créditos não é suficiente para que as pessoas vejam os projetos que você vem desenvolvendo. É preciso também divulgar nas suas redes sociais profissionais, blogs e até mesmo no site da empresa onde trabalha. Desta forma, o mercado verá que você está atuante e que seus projetos estão tendo resultado. Mas tenha cuidado! A linha entre levar os créditos pelos seus projetos e ofuscar os demais projetos é muito tênue.

 

Por fim, o último tópico relacionado com o desenvolvimento de marketing pessoal é o desenvolvimento de atividades extracurriculares. Ao adotar tais atividades, você poderá ter visibilidade que vai além das suas capacidades técnicas e dos seus afazeres diários. Estas atividades podem, inclusive, ampliar sua rede de contatos. Assim, quanto mais projetos paralelos você conduz, maior a chance de você ampliar suas redes, ser destacado em outras áreas e até mesmo identificar tendências por meio da conexão de diferentes segmentos, sejam eles as artes, música, literatura, esporte, gastronomia ou outros.

 

Ao se atentar a estes pontos, você será destacado. Ao ser destacado, será lembrado. Ao ser lembrado, terá seu horizonte de possibilidades ainda mais aberto. Não se esqueça que seus projetos devem ser vistos como algo conectado a você e que atraia olhares positivos dos públicos mais diversos. E não se esqueça que isto não tem relação com falta de humildade ou orgulho, afinal você evidenciará suas conquistas!

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