A PESQUISA DE MERCADO seria o Gatinho de Cheshire da atualidade, nossa fonte de direções e informações, pois essa fornece informações qualificadas para que os gestores tomem decisões de forma qualificada.

Indiara Beltrame
24/09/2020

 

- Gatinho de Cheshire, poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui? - perguntou Alice.

- Isso depende muito de para onde quer ir - respondeu o Gato.

- Para mim, acho que tanto faz... - disse a menina.

- Nesse caso, qualquer caminho serve - afirmou o Gato.

 

 

 

Lewis Carroll escreveu esse diálogo, que acabou se tornando um clássico em 1865, e provavelmente nunca imaginou que suas palavras seriam repetidas, e repetidas por vários anos em vários contextos. Eu fico imaginando como seria esse diálogo nos dias de hoje. Fico imaginando Alice, usando uma calça destroyed, também chamada de rasgada, fones de ouvido, certamente ouvindo música no smartphone, conversando no WhatsApp, sentada em um ponto de ônibus, ou esperando o carro do Aplicativo. Uma coisa é certa, por direções ela não estaria pedindo, pois está com Waze, GPS, geolocalização, GOOGLE Maps e uma infinidade de formas de descobrir para onde seguir.

 

Isso nos remete à realidade de hoje, onde temos muitas informações, mas ainda buscamos por direcionamentos seguros. Nesse contexto, a PESQUISA DE MERCADO, essa importante ferramenta ligada à inteligência de MARKETING, tem como objetivo o levantamento, sistematização e análise de dados e informações a respeito do mercado, com o objetivo de monitoramento, antecipação de riscos e ameaças, assim como identificação de oportunidade de mercado.

 

A PESQUISA DE MERCADO seria o Gatinho de Cheshire da atualidade, nossa fonte de direções e informações, pois essa fornece informações qualificadas para que os gestores tomem decisões de forma qualificada, ou seja, pautada em dados organizados e cuidadosamente preparados. Mas o que é Pesquisa de Mercado? Para responder essa questão de forma qualificada podemos separar esse construto nas partes que o contribuem.

 

Primeiro a PESQUISA, embora seja um conceito bastante abrangente, essa consiste em um processo sistematizado de investigação realizado por meio de um conjunto de atividades realizadas com rigor metodológico que tem como objetivo buscar respostas a perguntas, descortinar e revelar novos conhecimentos em diferentes campos, seja acadêmico, empresarial ou organizacional.

 

MARKETING, para explicar esse conceito vamos precisar da ajuda dos autores Kotler e Armstrong, grandes conhecedores do tema, que o define como um conjunto de estratégias, práticas e técnicas utilizadas para a criação e desenvolvimento de produtos ou serviços que venham ao encontro das necessidades das pessoas. O Marketing atua também na promoção e impulsionamento das vendas de forma estratégica e voltado para resultados.

 

Assim, podemos concluir que PESQUISA DE MARKETING é um processo sistematizado que envolve a execução de um plano de pesquisa elaborado e planejado previamente, o qual tem por objetivo levantar, organizar e entregar dados que contribuam para a solução de problemas ou mesmo para atender outros objetivos relacionados à inteligência de marketing.

 

Parece simples, né. Mas não é, e por isso que mais e mais empresas e profissionais buscam ampliar seus conhecimentos a respeito desse tema. E por que a pesquisa de mercado é tão importante? É por meio dela que se pode vislumbrar nichos de mercados, mapear clientes satisfeitos e insatisfeitos e identificar tendências de consumo. Quando feita da maneira correta, é uma forma eficaz de entender ou mesmo antecipar o comportamento de consumidores, reduzindo a margem de erro nas ações desenvolvidas por empreendedores e gestores de organizações.

 

Fernando Pessoa escreveu "Navegar é preciso; viver não é preciso", efetivamente viver é considerar as incertezas, gerenciar empresas então, são incertezas dobradas, é gerenciar riscos e uma infinidade de fatores. Mas navegar é preciso, pois se pauta na orientação correta, nos instrumentos e ferramentas. Nem Fernando Pessoa ou Lewis Carroll pensavam em PESQUISA DE MERCADO ou Marketing quando conceberam essas frases célebres, mas elas nos emprestam todo o significado de termos uma orientação segura na hora de tomar decisões em um contexto tão complexo como o que vivemos nos dias de hoje.

 

Definitivamente, PESQUISA DE MERCADO é preciso.

 

 

 


 

  • Marketing Estratégico