Nos últimos tempos a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade. Tanto nas nossas atividades pessoais e rotineiras quanto nas atividades corporativas e empresariais. São inúmeros os benefícios observados pelo desenvolvimento da tecnologia, que só tende a crescer daqui para frente.
Pensando em seus diferentes benefícios, podemos destacar:
- Praticidade nas relações de trabalho: podemos nos comunicar de diferentes lugares e em tempo real, acompanhar atividades de maneira remota e conduzir reuniões com grande eficiência;
- Gestão de dados: com softwares e programas específicos, podemos agrupar uma infinidade de dados, filtrá-los e utilizá-los de forma ágil para diversas situações organizacionais;
- Alcance do público: com as mídias sociais podemos divulgar produtos e serviços, nos relacionar com os clientes e desenvolver a nossa marca por meio de recursos muito mais acessíveis e expansivos;
- Formas de atendimento/pagamento: atualmente temos inúmeras possibilidades de atendimento, por mensagem, por chamada, por vídeo chamada, assim como formas de pagamento diversas, como parcelamentos, boletos, cartões, PIX...
Ou seja, cada vez mais a tecnologia vai influenciando em novas formas de se trabalhar e se desenvolver, criando inúmeras facilidades e disponibilizando recursos modernos para o aprimoramento de práticas. As empresas devem então estar por dentro das novidades e investir no que for útil e interessante para o seu contexto.
Outro fator importante é que as empresas devem balancear e equilibrar os investimentos na tecnologia de uma maneira geral. Não se deve focar apenas na área de Marketing, por exemplo, e deixar a desejar na área de Produção. Muitas empresas focam muito nas vendas, mas não na qualidade em si do que oferecem.
Encantar o cliente com propagandas enganosas é um tiro no pé, porque além dele comprar uma única vez, ainda vai se sentir enganado e frustrado em relação à marca ou à empresa. Por isso, o esforço e investimento tecnológico deve ser bem planejado e estruturado, de forma que eleve o nível da empresa como um todo.
O mercado atualmente está muito competitivo e as empresas que não saírem na frente, não terão chances frente aos concorrentes. Por isso é tão importante se capacitar, estudar, verificar o que as outras empresas estão fazendo, ouvir com atenção os feedbacks dos clientes e promover estratégias assertivas para o melhoramento constante do processo empresarial.
Além dos benefícios da tecnologia, é muito importante que as empresas estejam atentas também aos problemas gerados por ela, como por exemplo:
- Excesso de informação;
- Dificuldade de adaptação aos novos processos e recursos;
- Aceleração dos processos de forma exaustiva;
- Distrações;
- Mudanças comportamentais;
- Utilização de mídias sociais particulares no ambiente de trabalho;
- Cobranças e pressões por cada vez maiores números de produtividade;
- Problemas psicológicos;
- Desgastes emocionais.
É papel dos gestores se preocuparem com os seus funcionários, de maneira que além do desempenho em si, se observe a saúde e o nível de satisfação com o trabalho. Funcionários saudáveis e motivados tendem a produzir muito mais. Além de se manterem mais fiéis à empresa e desenvolverem um sentimento de pertencimento.
Falando sobre saúde, vale destacar o quanto essa área tem evoluído com os recursos tecnológicos. A telemedicina hoje é um ramo que tem crescido muito e que com certeza tem trazido grandes benefícios para a população de uma maneira geral. A otimização dos processos, a precisão de diagnósticos e o maior alcance de atendimentos são alguns dos benefícios percebidos por meio da telemedicina.
Ou seja, observa-se que o desenvolvimento da tecnologia realmente é um caminho sem volta e que deve ser bem explorada e aproveitada. Conforme o tempo passa, a sociedade vai se transformando constantemente e cabe a nós, enquanto profissionais, nos adaptarmos a ela, de preferência de forma saudável e equilibrada.
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Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.