“Encante o seu público com um conteúdo que proporcione experiências.” - Robert Rose

Jessica Takano
11/03/2021

 

A área de Marketing é um ramo que realmente se destaca nas organizações e nos negócios. Com certeza você já deve ter sido atraído por alguma campanha de Marketing, uma mensagem que tenha te impactado de alguma forma, algum atendimento diferenciado ou algum produto que superou as suas expectativas, não é mesmo?

 

Dentre as diversas definições de Marketing, podemos compreendê-lo como uma área que cria, explora e entrega valor em relação às necessidades e demandas dos consumidores. Para isso, profissionais de Marketing devem entender quem é o seu público-alvo e elaborar estratégias específicas para conquistá-los e fidelizá-los.

 

Quando falamos de Estratégia em si, tratamos de um planejamento para alcançar objetivos específicos, considerando ganhos e vantagens competitivas. Envolve planos a curto, médio e principalmente a longo prazo, de forma que uma ação vai impactando na outra e influenciando novas etapas. O estabelecimento de metas e o cumprimento dos prazos também são extremamente imprescindíveis nessa área.

 

Assim, ao unir o Marketing com a Estratégia, temos o Marketing Estratégico, que se caracteriza como uma abordagem do Marketing com o foco em desempenhos de médio e longo prazo. Dessa forma, além de demandas atuais, essa área prioriza ações e desenvolvimentos futuros relacionados ao mercado e às novas tendências.

 

Atualmente, e também visto como cada vez mais frequente em tendências futuras, podemos observar que as pessoas valorizam muito as experiências, a qualidade de vida e os bons momentos proporcionados pelos produtos ou serviços que compram. A intensidade das emoções e a busca pelo novo é uma característica muito marcante das novas gerações. E isso tem sido muito bem explorado por algumas empresas com o Marketing Estratégico.

 

Ou seja, o foco está em ir além, além de entregar produtos e serviços de qualidade, deve-se focar também no excelente atendimento, nos serviços agregados, na flexibilidade das entregas, nas adaptações, nas personalizações, nas diferenciações... Entender realmente o que o seu público quer, precisa, espera e proporcionar o acima do esperado.

 

Para isso, o trabalho de segmentação é essencial. Para se criar estratégias, é necessário ter um escopo bem definido, conhecer as preferências, entender os perfis, observar os comportamentos de compra, analisar as frequências e saber do poder aquisitivo, das necessidades, das escolhas e das expectativas do seu público.

 

Outras práticas fundamentais no Marketing Estratégico são as pesquisas de satisfação dos clientes e as pesquisas da concorrência. Muitas vezes acontece de clientes comprarem uma vez e nunca mais. Por que será que isso acontece? Geralmente as pessoas estão tão envolvidas em outras atividades do negócio que não encontram tempo ou não dão prioridade para investir esforços em entender por que os clientes não estão satisfeitos.

 

Ou ao contrário, se conseguissem receber mais feedbacks positivos perceberiam o quanto poderiam potencializar ainda mais boas ações às atividades do negócio. Compreender o cliente por meio de pesquisas é muito necessário e estratégico para as empresas. Ao abrir mão desse recurso, que pode inclusive ser aplicado de formas muito simples, criativas e acessíveis, perde-se muitas oportunidades.

 

Já as pesquisas relacionadas à concorrência, devem ser realizadas de forma constante. Claro que de uma maneira saudável e ética, com respeito e com postura profissional. Deve-se estar por dentro das promoções que estão sendo feitas no mercado, das novas marcas, dos novos estabelecimentos, das novas tecnologias e das novas estratégias. Muito se tem a aprender e a aprimorar com as ações e as informações das concorrências.

 

E por fim, podemos destacar ainda o Marketing Digital, que está muito atrelado ao Marketing Estratégico, por ser uma super tendência atualmente. A maioria das marcas utilizam as mídias sociais hoje em dia para divulgarem seus produtos e serviços e para se comunicarem com os seus clientes. É um recurso mais prático, mais direcionado e com um maior alcance, relacionado a práticas mais antigas e tradicionais de Marketing. Com certeza é uma tendência que vai durar por um bom tempo e que deve ser muito bem explorada.

 

E então, conscientes da importância e da diferença que o Marketing Estratégico traz para os negócios no mundo atual e futuro? Vamos colocá-lo em prática.

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

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