“No mundo de hoje as pessoas ou estão conectadas ou estão dormindo.” - Janice H. Reinold

Jessica Takano.
26/07/2021

 

Dentre tantas tendências na nossa sociedade, com certeza o Marketing Digital é uma delas. Diariamente somos influenciados por uma infinidade de anúncios, posts, vídeos, fotos, áudios, mensagens e conteúdos relacionados a empresas, marcas, produtos e serviços. E isso tem se tornado cada vez mais frequente e natural.

 

Geralmente não nos damos conta do quanto somos influenciados pelas mídias sociais, em especial os jovens, que ficam grande parte do dia conectados e consumindo conteúdos online. O Marketing Digital atua então com informações e ações desenvolvidas em meios digitais para a promoção de conteúdo.

 

Pode-se atribuir o sucesso da área a diversos fatores, um deles é a praticidade da pesquisa, escolha e compra pela Internet. Com a correria do dia a dia geralmente buscamos o que é mais rápido, mais fácil e mais acessível. Podemos obter informações e comprar por meio de computadores e celulares, por exemplo, sem deslocamentos, sem trânsito, sem fila e sem os muitos riscos de sair de casa.

 

Para trabalhar nesse ramo é muito importante desenvolver uma série de habilidades. Dentre elas, é possível destacar a boa e eficiente comunicação, que envolve uma boa escrita, imagens e vídeos de qualidade, quantidade de conteúdo adequada e uma abordagem específica e direcionada para cada público.

 

Por exemplo, se uma empresa ou uma marca quer se relacionar com um público de atletas, deve-se utilizar estratégias voltadas a eles. Pensando em quais conteúdos interessam a eles, do que gostam, o que ouvem, o que assistem, o que conversam entre amigos... Ou seja, deve-se analisar quais são os seus perfis. Assim como seria muito diferente a estratégia de se comunicar com mulheres de 40 anos de idade que já são mães.

 

Além da área de Marketing Digital, há uma grande diversidade de outras áreas de Marketing, que também vem se desenvolvendo cada vez mais com o tempo. Podemos citar, por exemplo:

 

 

- Neuromarketing;

 

- Endomarketing;

 

- Gestão de e-commerce;

 

- Produção de conteúdo;

 

- Marketing de relacionamento;

 

- Consultoria;

 

- Marca/Branding;

 

- Pesquisa de mercado;

 

- Marketing pessoal;

 

 

Cada uma dessas áreas tem as suas particularidades e são mais propícias e eficientes para determinadas situações. Muitas vezes é interessante associar mais de um tipo de Marketing ao seu negócio, sempre pensando em quanto de orçamento há para investir, nos recursos necessários e na disponibilidade de tempo.

 

Uma grande vantagem do Marketing Digital é que as pessoas em geral ficam conectadas o tempo todo, às vezes por motivo de trabalho, de estudo e também por entretenimento. Assim, deve-se investir também nas plataformas e canais de comunicação mais adequados para os públicos específicos. Facebook, Instagram, Google, WhatsApp e LinkedIn são alguns dos exemplos clássicos desses canais.

 

Pense no seu caso, com que frequência você faz compras online? Quais produtos ou serviços você costuma consumir dessa forma? Você pesquisa os preços e especificações das suas compras de que maneira? Quais empresas na sua opinião investem em plataformas e canais de comunicação eficazes? Quais empresas ou marcas você indicaria para a sua família e para os seus amigos? Quais são as mídias sociais que mais influenciam no seu consumo?

 

Assim, é extremamente importante analisar essas e outras questões para desenvolver estratégias satisfatórias na área de Marketing Digital. Entender sobre o mercado, conhecer o seu público, verificar as ações dos concorrentes, estudar sobre diferentes ferramentas e acompanhar a tecnologia e as tendências da sociedade são meios fundamentais para a alavancagem do seu negócio.

 

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

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