A Inteligência Emocional é basicamente a capacidade de identificar nossos sentimentos, compreendê-los e saber lidar da melhor forma com diferentes emoções. Essa competência social é fundamental não só para lidar com demandas pessoais, mas também com assuntos que envolvem o desenvolvimento da vida profissional.
O autor Daniel Goleman fala que a construção da Inteligência Emocional passa pelo desenvolvimento de 5 habilidades:
Quando falamos em sucesso na vida profissional, a maior parte das habilidades a serem desenvolvidas exige interação interpessoal, e isso pede uma dose generosa de Inteligência Emocional. Seja para lidar com pressão, estresse ou conflitos de relacionamentos.
Trabalhar a Inteligência Emocional também pode melhorar sua produtividade. Visto que ao saber lidar com conflitos internos de convivência você não será influenciado negativamente com brigas, cobranças ou estresses do dia a dia. Isso também fará com que problemas pessoais não atrapalhem suas atividades no trabalho.
Outra contribuição que a Inteligência Emocional pode atribuir a sua carreira é fazer com que você tome as decisões com mais assertividade. Pois, ter um melhor conhecimento dos seus sentimentos e dos das pessoas ao seu redor, faz com que você tenha mais clareza na hora de tomar as decisões, mantendo seu senso crítico.
Ao chegarmos à conclusão de que uma boa Inteligência Emocional faz toda a diferença na trajetória profissional de uma pessoa, é fundamental que os RHs das empresas invistam em treinamentos que abordem essa temática.
Conheça o curso “Inteligência Emocional na vida e no trabalho: o que você sempre quis saber” e aprenda a gerir suas emoções e alcançar os melhores resultados na vida e no trabalho.