“A experiência positiva ou negativa que um sujeito tem ou teve com uma organização é para sempre. Ele continuará a ser formador de opinião, mesmo como ex empregado.” - Rozália Del Gáudio e Paulo Leal

Jessica Takano
22/02/2021

O campo do Marketing é bastante amplo e abrange vários setores, como clientes, divulgação, marca, vendas, entre outros. Neste artigo, vamos tratar especificamente sobre o ENDOMARKETING. Você já ouviu falar sobre ele? Tem alguma ideia do que se trata? O ENDOMARKETING baseia-se em estratégias de marketing para a satisfação do público interno das organizações, ou seja, os colaboradores.

 

Muitas vezes as empresas focam apenas nos seus clientes externos, nos seus consumidores e na sua imagem externa, por exemplo. Claro que isso também é de extrema importância, mas é fundamental considerar que os colaboradores são peças-chave dentro das organizações, essenciais para o seu bom funcionamento, para o cumprimento de tarefas e para o desenvolvimento de novas ações.

 

Por isso os gestores e os líderes precisam tratar a sua equipe como protagonista, possibilitando autonomia, autodesenvolvimento, participação ativa e proatividade. Quanto mais se desenvolve o capital humano organizacional, melhor será a sua atuação, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento da empresa como um todo. O papel da liderança é então essencial por conta da orientação de comportamentos, da administração de conflitos e da construção de um ambiente mais adequado e agradável de trabalho.

 

Outro fator importantíssimo e que está relacionado diretamente com o ENDOMARKETING é a comunicação. Saber se comunicar, saber se fazer entender, estimular diálogos, conversas produtivas e ideias, enriquecem o ambiente organizacional e o tornam mais eficiente. Imagine um ambiente cheio de mal-entendidos, fofocas, intrigas, desentendimentos, ressentimentos... Com certeza em um cenário que a comunicação é bem desenvolvida e trabalhada, os relacionamentos são muito melhores e eficientes.

 

Além de uma boa comunicação, é importante conhecer quem trabalha com você. Se a empresa quer proporcionar o melhor ambiente possível, com benefícios e bons relacionamentos, ela precisa entender o que é importante para as pessoas. E inclusive de uma maneira particular e individual, afinal, o que é importante para uma pessoa às vezes não é tão importante para a outra. Os gostos, os interesses e as necessidades são diferentes, portanto, é preciso que a organização busque um certo equilíbrio no tratamento de sua equipe em geral.  

 

A pesquisa de clima organizacional é uma ótima ferramenta para que as empresas entendam melhor o seu cenário interno. Por meio dela, os gestores podem se atualizar de como está o nível de satisfação entre os colaboradores, quais são os principais problemas vivenciados e quais são as possíveis ações de melhoria que podem ser implementadas. É uma ferramenta bastante eficaz e que deve ser utilizada periodicamente e aplicada de forma adequada.

 

A busca de qualidade de vida no trabalho é essencial e hoje em dia está cada vez mais necessária. Podemos observar muitas pessoas adoecendo por conta de estresse, de cobrança, de ansiedade, de pressão e de conflitos no trabalho. Por isso, as organizações têm um papel fundamental em proporcionar um melhor ambiente possível, que procure diminuir os problemas e os desgastes e busque fortalecer o bom desenvolvimento interno.

 

Falamos muito em fidelizar clientes, mas não podemos esquecer da fidelização dos colaboradores, afinal, o processo de contratar e integrar pessoas é muito oneroso. Gasta-se muito tempo e dinheiro com o recrutamento, com a seleção, com a ambientação, com os treinamentos e com as capacitações de novos colaboradores. Um novo trabalhador começa do zero e até pegar o jeito das atividades, até entender os processos da empresa, leva um bom tempo.

 

Além de todas essas questões discutidas até aqui, outra análise importante sobre o ENDOMARKETING: um colaborador satisfeito e com orgulho da empresa que trabalha fala com propriedade, naturalidade e espontaneidade sobre a qualidade do produto ou serviço que oferece. Divulga suas boas experiências de trabalho nas mídias sociais, nos grupos de amigos e na família. Em contrapartida, uma pessoa que não está satisfeita com a empresa, vai fazer justamente o contrário, vai falar mal da empresa, denegrir a sua imagem e afastar seus clientes.

 

O ENDOMARKETING preza então por um bom ambiente de trabalho, com diversas iniciativas que estimulem a integração e uma equipe engajada, que apresente mais resultados e tenha um nível de rotatividade menor (menos pessoas saindo das empresas por conta de demissão). Ou seja, o ENDOMARKETING acontece por meio de ações adotadas pelos gestores para melhorar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores. Várias são as estratégias de ENDOMARKETING, como melhorias na estrutura física da empresa, flexibilidade de horário de trabalho, bons salários, diferentes benefícios, oportunidades de crescimento, plano de carreira, boa comunicação, entre outros.

 

Assim, deve-se dar ênfase na importância de uma gestão mais humanizada, preocupada com o que as pessoas pensam e sentem, contribuindo assim para um ambiente organizacional mais afetivo e mais agradável, que permita uma melhor convivência e um melhor desempenho diário. Ou seja, o ENDOMARKETING é uma estratégia essencial para as empresas que buscam competitividade.

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. 

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