Saiba como driblar os aspectos negativos e usar a ansiedade a seu favor.

Redação | Sprint Pro
31/10/2022

 A ansiedade é caracterizada por uma reação biológica e fisiológica, aflorada mediante a ameaça de perigo. Ela nos acompanha desde nossos antepassados, quando eles usavam a ansiedade para ajudar nas lutas diárias na busca por comida e sobrevivência.

Atualmente, o descontrole da ansiedade, que geralmente é derivado de demandas infinitas de uma rotina estressante, vem acompanhado de diversos sentimentos e sensações negativas, que podem ir desde falta de disposição a ataques de pânico, têm prejudicado significativamente nossa vida pessoal e nosso desempenho profissional.  E esses efeitos da ansiedade pode impactar de forma muito agressiva tanto a saúde física quanto mental. Prejudicando assim a qualidade de vida.

No ambiente corporativo, a ansiedade pode afetar a produtividade. Visto que o ambiente por si só, já costuma ser um tanto quanto estressante, mediante a tantas demandas que temos diariamente. E para as pessoas já diagnosticadas com ansiedade, suportar essas situações se torna um trabalho ainda mais árduo.

 

Os principais sintomas de ansiedade na vida profissional são:

- Irritar-se ou deprimir-se com facilidade;

- Reações emocionais exageradas;

- Perda de motivação no trabalho;

- Perda de autoestima profissional;

- Falta de memória;

- Distúrbios alimentares;

- Dores de cabeça e tensão muscular;

- Fadiga;

- Falta de concentração.

Vale lembrar, que cada pessoa pode apresentar diferentes sintomas derivados da ansiedade.

É muito normal que nos contextos atuais, nós demonizarmos a ansiedade. Porém, o que não se fala é que a ansiedade na “quantidade certa” pode até ter um efeito benéfico, como nos deixar mais estimulados e ajudar na criatividade.

 

Para controlar esses efeitos, é preciso desenvolver um plano de comprometimento de bem-estar pessoal. Que pode incluir:

  • Comer bem – priorize alimentos que aumente seu nível de energia, alguns alimentos como os que contém cálcio e fibras, podem inclusive melhorar o humor.

 

  • Busque equilíbrio – lembre-se que o propósito do trabalho é fazer com que você tenha uma vida melhor. Avalie e gerencie suas demandas para não entrar em estado de burnout.

 

  • Delegue tarefas – Nem tudo precisa passar por você. Analise e entenda as tarefas que você pode delegar para outras pessoas. O desejo de controlar tudo não é saudável e nem produtivo.

 

  • Invista na sua Inteligência Emocional – Melhorar a Inteligência Emocional é sinal de autocontrole, o que permite melhorar o relacionamento interpessoal.

 

  • Saiba a hora de desligar – O seu tempo de descansar é o que irá garantir sua produtividade. Então, evite fazer coisas relacionadas ao trabalho quando estiver em seu momento off.

 

A negligência em identificar e tratar os sintomas de ansiedade em seus colaboradores, pode prejudicar o desenvolvimento de toda uma empresa. Com dificuldade de raciocínio e concentração, as entregas passam a não ter mais a mesma qualidade, tão pouco são realizadas dentro do prazo previsto.

Ao identificar os primeiros sinas de ansiedade é preciso oferecer o respaldo psicológico adequado. Assim como perceber e sanar os possíveis gatilhos para o desenvolvimento da síndrome.

Conheça o curso “Gerenciando a Ansiedade: como lidar com a ansiedade na vida profissional” da Sprint Pro e dê o primeiro passo para uma vida mais leve.

  • Jornada Pessoal