Neste texto vamos tratar sobre diferentes situações relacionadas ao Marketing Digital, com o foco na atuação e no desenvolvimento profissional da área. Como todos sabem, é um segmento que só tende a se expandir, devido aos significativos resultados que traz às pessoas que investem nele.
Podemos considerar o surgimento do Marketing Digital na década de 1990, com a mudança no uso das tecnologias por parte das empresas com o objetivo de promover seus negócios. E desde então tem se desenvolvido cada vez mais por conta do aumento do comportamento das pessoas de utilizarem dispositivos digitais para pesquisarem sobre os produtos e serviços e para comprarem.
Nas empresas como um todo, é importante equilibrar os seus processos principais, como produção, administrativo, financeiro, pessoal e marketing. Investir muito em uma área e deixar as outras defasadas geralmente acarretará em problemas sistêmicos para os negócios, tornando-o insustentável. Por isso, o ideal é sempre alinhar as atividades de forma equilibrada.
Em relação a isso, uma situação que acontece com bastante frequência é que muitas empresas focam somente em conquistar clientes, mas esquecem de mantê-los. No Marketing Digital, por exemplo, um aspecto importante é responder e se retratar diante das reclamações dos clientes. Com certeza você já entrou em um site para ver comentários sobre determinado produto, serviço ou marca, não é mesmo?
Muitos clientes pesquisam a opinião de outras pessoas em relação ao que pretendem comprar. Sabemos que quando uma empresa fala do seu próprio produto ou serviço, sua intenção sempre será falar bem dele, independente dos problemas que possa apresentar, a famosa propaganda. Porém, quando a opinião é de um cliente, geralmente ele age com bastante sinceridade.
Por isso que em casos de reclamações, é muito importante que a empresa se retrate. Pedidos de desculpas, explicações, informações de que o problema será resolvido e até mesmo uma cortesia para compensar certo prejuízo do cliente são muito bem-vindos, demonstrando a preocupação da empresa em melhorar.
Outro ponto crucial para o sucesso do Marketing Digital é a agilidade no atendimento. Os consumidores não querem mais hoje em dia esperar tanto para comprar. Temos a tendência de fazer várias coisas ao mesmo tempo e de sentir constantemente que estamos perdendo tempo caso algo demore. Até em vídeos e áudios de WhatsApp não temos mais paciência de assistir ou ouvir por “tanto” tempo, não é verdade?
Assim, o Marketing Digital precisa observar as tendências culturais da atualidade e se adaptar a elas. Alguns exemplos são: agilidade, praticidade, sustentabilidade, pouco tempo de concentração, muitas informações ao mesmo tempo, diversidade, tecnologia, diferentes gerações... e assim por diante.
O segmento de Marketing Digital tem atraído bastante profissionais, tanto os que se dedicam apenas a isso, como atividade principal e em tempo integral, quanto os que atuam paralelamente com outros empregos. Isso ocorre porque esse mercado realmente tem atraído muita demanda, e os trabalhos podem ser desenvolvidos de forma prática e inteligente de qualquer lugar do mundo, com Internet e recursos tecnológicos.
Muitas pessoas inclusive se formam em uma área, mas acabam migrando para o Marketing Digital. As empresas têm investido cada vez mais na contratação de empresas da área, ou de profissionais autônomos, que conseguem atender vários clientes ao mesmo tempo. Essa possibilidade de trabalhar com diversos projetos simultaneamente também é um grande atrativo profissional.
É possível desenvolver contratos de curto, médio e longo prazo. Com acompanhamentos diários, semanais, esporádicos... depende muito da realidade, necessidade e condição que a empresa tem para investir. É válido lembrar também que os conteúdos publicados devem ser equilibrados, para não saturar a atenção dos clientes.
Dessa forma, podemos concluir que as empresas devem continuadamente investir no Marketing Digital, seja de maneira própria, estudando e se inteirando sobre a área, seja contratando profissionais já experientes da área. Com certeza os resultados vão aparecer de forma rápida e bastante expressiva.
Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.