Você sabe dizer o que leva uma pessoa a escolher o seu produto e não o da concorrência? Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o fator preço nem sempre é decisivo para tal escolha. O comportamento de consumo das pessoas está mais ligado ao emocional do que ao racional, e as marcas já entenderam isso.
O Neuromarketing está se destacando como um poderoso aliado em campanhas de fortalecimento de marca. Ele nada mais é do que a junção do marketing com a neurociência. Estudos pautados nessa ciência afirmam que a relação que um consumidor tem com uma marca se torna quase que religiosa. Ao se identificar com ela, ele se torna um consumidor evangelista, que irá “pregar” gratuitamente a respeito da sua marca para as demais pessoas.
Como comprovadamente uma decisão de compra é feita pela parte emocional do nosso cérebro, há algumas técnicas que podem ajudar você a fazer com que o consumidor tome uma decisão favorável ao ser negócio:
Eles são usados para induzir uma pessoa a tomar a decisão que você deseja. Afetando o lado mais instintivo do cérebro. Os estímulos podem ser tão fortes a ponto de fazer as pessoas passarem a ver lógica naquilo que não tem. Há diversos tipos de gatilhos, como: autoridade, razão, reciprocidade, escassez, urgência, novidade, antecipação, entre outros.
Com esse recurso o consumidor é impactado por meio da experiência. Um dos recursos mais utilizado para despertar esse sentido são as cores. Utilizar a cor azul, por exemplo, dá sensação de serenidade e tranquilidade. Um outro recurso também muito utilizado é a música.
O ser humano tem uma necessidade de se sentir pertencente a algum grupo. Se ele está em um meio que as pessoas compartilham do mesmo interesse, ele se sente parte de algo maior. Demonstre para as pessoas quais vantagens elas terão ao fazer parte do grupo de “consumidores da sua marca”.
O consumidor já está cansado de anúncios que são apresentados de formas tradicionais, focados exclusivamente nos produtos. Eles precisam ser apresentados ao cliente por meio de narrativas que o faça se sentir parte da história. Assim, ele se identifica e absorve o produto, sem ficar o tempo todo pensando que está sendo persuadido a comprar. Mas ele está.
É preciso que seu cliente pense que sua marca quer mais que vender algo, ela quer ajudar a solucionar alguma dor. Experimente dando sugestões e dicas de como o produto funcionaria melhor para diferente público. Isso faz com que as pessoas depositem mais confiança na sua marca.
Todo o design do seu produto precisa estar de acordo com os pontos abordados acima e conectado com os princípios da sua marca. Quanto melhor o visual, mais vontade as pessoas terão de consumir o que você está ofertando.
As técnicas utilizadas no neuromarketing podem oferecer benefícios significativos para a sua relação com seu público-alvo. Mas deve-se lembrar que o consumidor não gosta de se sentir enganado, então essas técnicas precisam ser utilizadas de maneira estratégica e moderada.
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