Você já se imaginou sem Internet hoje em dia? Como você se comunicaria, trabalharia ou estudaria? A Internet e todas as suas tecnologias são realmente recursos imprescindíveis na atualidade. Tanto para as pessoas de uma forma em geral com atividades rotineiras, quanto para empresas com processos operacionais, táticos e estratégicos.
Os avanços tecnológicos proporcionam muita otimização para inúmeras situações. A comunicação se tornou muito mais rápida, prática e abrangente, há muita economia de tempo, de deslocamento, de estruturas físicas, de recursos, de pessoas, de contas para pagar... hoje é possível resolver diversas coisas estando em diferentes lugares.
Muitos trabalhos e novas profissões têm surgido com essas mudanças, como por exemplo: gestores de mídias sociais, especialistas em inteligência artificial, desenvolvedores, programadores... Além disso, nos últimos anos houve um boom de startups, que são negócios inovadores e com grande potencial de crescimento a curto prazo.
Esses novos profissionais têm então habilidades e competências diferenciadas e que devem ser desenvolvidas conjuntamente com os seus trabalhos. A comunicação é um fator chave para o sucesso dos negócios e apresenta diversas exigências. Ela deve ser muito clara, objetiva e direta, deve evitar mal-entendidos e deve conseguir aproximar o negócio do cliente.
O relacionamento virtual pode ser muitas vezes impessoal, mais distante e mais frio de certa forma, por isso deve ser muito bem trabalhado. É preciso criar e desenvolver um bom vínculo com os clientes e para isso é necessário ser atencioso e envolvente, mesmo que de forma digital.
Outra competência importantíssima para um profissional que se comunica em um negócio virtual é saber escrever bem. A credibilidade da empresa é totalmente comprometida se apresentar uma comunicação cheia de erros de digitação ou de português, por exemplo. Dá uma impressão de incompetência, de falta de conhecimento e de falta de zelo.
Um aspecto muito essencial dos negócios virtuais é a escolha dos canais de ligação entre empresa e cliente. Sejam canais de comunicação, de vendas, de atendimento, de suporte ou de divulgação. Dentre tantas opções, quais seriam as melhores? WhatsApp, Facebook, Instagram, Site da empresa, aplicativos, ligação telefônica?
Para melhor direcionar o uso desses canais, é necessário ter em mente diversas informações, como: Quem é o meu público-alvo? Quais são os comportamentos desse público? Em quais dias da semana ele costuma consumir? Em quais horários? Qual é a sua faixa etária? Quais são as suas preferências?
Por exemplo, jovens que frequentam academias são públicos muito diferentes de idosos aposentados que não saem de casa. Assim como mães que compram muitos itens para crianças são públicos muito diferentes de homens solteiros que estão constantemente viajando.
Dessa forma, as empresas devem entender os seus clientes e focar os seus esforços nos contextos em que eles se enquadram. Devem compreender as suas necessidades e atendê-las da melhor forma possível. Muitas empresas perdem tempo e recursos direcionando campanhas de Marketing que não têm grande alcance e bons resultados.
Outra questão é que o atendimento deve ser impecável. Todos os clientes gostam de ser bem atendidos. Um simples descontentamento pode significar a perda total de um cliente ou até de um grupo de clientes, além do fato de que uma pessoa insatisfeita geralmente conta a experiência para uma grande rede de contatos.
Dessa forma, conclui-se que a comunicação e os negócios virtuais são grandes tendências atualmente e que os empreendedores que souberem trabalhar bem com os recursos disponíveis e se empenharem para desenvolver boas práticas e estratégias, com certeza terão grandes chances de sucesso e de crescimento, explorando diferentes áreas e mercados.
Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.