Quando olhamos para trás, podemos observar que antigamente quase tudo era feito de uma forma mais lenta e com menos pressa, as relações eram mais prolongadas e duradouras e os comportamentos eram muito diferentes. Tínhamos mais tempo para conversar, para longos almoços e cafés da tarde, para passar o dia em família, para brincar, para ler, para cozinhar...
Hoje em dia estamos sempre com pressa, com o tempo apertado e buscando fazer as coisas da forma mais rápida possível, principalmente porque precisamos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Assim como também queremos as coisas muito mais rápidas. Quando solicitamos um serviço, por exemplo, não queremos esperar dias e dias para que ele seja realizado e quando pedimos uma refeição, não queremos esperar horas e horas.
Dessa forma, observamos uma necessidade constante pela agilidade em diversas áreas da nossa vida. Quando tratamos de gestão, a agilidade está muito presente na busca da praticidade e dos resultados eficientes. Muitas vezes até conseguimos alcançar os objetivos pretendidos, mas se eles não forem realizados de forma eficiente, já estarão causando certo prejuízo.
A eficiência é então um fator fundamental na nossa sociedade. Podemos associá-la desde o período da Revolução Industrial principalmente, quando a necessidade de um processo produtivo cada vez mais lucrativo ficou bastante evidente. Agir com eficiência é agir de forma mais rápida, prática, objetiva, utilizando menos recursos e mantendo uma boa qualidade.
Podemos associar a eficiência com o processo da otimização, um conceito muito importante em várias áreas, como na área de produção, serviço, atendimento e práticas administrativas. Otimizar é deixar as atividades mais eficientes, é fazer mais com menos, é trabalhar com as condições mais favoráveis possíveis e é tirar o melhor proveito de cada situação.
Em relação à liderança, precisamos considerar também a agilidade. Muito se fala sobre estilo e perfil de liderança ideal, que se adapta melhor em determinadas circunstâncias. Por exemplo, às vezes um perfil mais autocrático é melhor, às vezes um mais liberal ou um mais flexível..., mas além disso, todos devem ser ágeis e eficientes. Um líder muito enrolado ou muito devagar com certeza vai prejudicar os processos de uma maneira geral.
Da mesma forma, a equipe também deve ser bastante ágil. Quando uma atividade ou proposta é solicitada, ela deve ser realizada com rapidez, com eficiência e com presteza. Assim como quando queremos fechar um negócio, precisamos ser ágeis, senão a concorrência fecha o negócio antes de nós e muitas vezes ainda conquista o cliente para futuras vendas.
Dessa maneira, as empresas sempre buscam por pessoas competentes, que possam contribuir e formar uma equipe satisfatória. No momento da contratação as empresas já têm o objetivo de encontrar pessoas com esse perfil, e depois no desenvolvimento do seu pessoal, durante a rotina de trabalho, também promovem treinamentos, capacitações e incentivos que estimulem essa competência.
Atualmente existem inúmeras ferramentas e metodologias ágeis que contribuem com as atividades, as ações, os comportamentos e os projetos organizacionais. Essas ferramentas visam gerenciar processos, com organização, desenvolvimento, técnicas, modelos, estratégias e conhecimentos bastante produtivos e eficazes.
Outras questões importantes quando lidamos com a agilidade, são a interação e os bons relacionamentos dentro das empresas. Quando há uma equipe entrosada, engajada e alinhada, os processos são mais certeiros e fluem de uma maneira mais natural e espontânea, gerando ganhos e melhores resultados.
Assim, podemos concluir que a agilidade é um fator essencial para as nossas atividades, principalmente as profissionais. Diversas outras estratégias podem ser relacionadas a esse tema, como avaliação de desempenho, feedbacks, autonomia, autogestão, processo de melhoria contínua... é muito importante que você fique atento aos comportamentos do seu dia a dia, busque sempre se informar, compreender sobre diversos assuntos e se adaptar às exigências da sociedade, a exemplo da agilidade.
Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.