“Um cliente satisfeito é o melhor marketing que uma empresa pode ter.” - Samuel Magalhães

Jessica Takano
26/02/2021

Você já parou para pensar nos seus comportamentos de compra? Você percebe as influências de propagandas e mídias nas suas escolhas? Já comprou alguma coisa simplesmente porque viu alguém usando no Instagram e chamou a sua atenção? A área de Marketing realmente é essencial para os negócios porque impulsiona as vendas, a visibilidade, a marca, dentre várias outras coisas. A frase clássica “a propaganda é a alma do negócio” faz muito sentido mesmo.

 

Outra máxima dessa área “é preciso ser visto para ser lembrado” também é muita verdadeira. Uma empresa que não se comunica com o seu público, que não divulga os seus produtos ou serviços e que não entra em contato com os seus clientes, dificilmente vai ser lembrada. Inclusive, os concorrentes podem estar muito bem investindo em Marketing, o que afeta ainda mais a empresa que não investe.

 

Para criar campanhas de Marketing, é muito importante entender as motivações e conhecer o contexto do seu público-alvo. Por exemplo, se você fabrica produtos para jovens, não faz sentido promover campanhas muito longas ou em jornais, porque essa geração geralmente não tem muita paciência e disponibilidade para prestar atenção em algo por muito tempo e não tem o costume de ler jornal.

 

Da mesma forma que se você vende serviços para idosos, não faz sentido promover campanhas com uma linguagem cheia de gírias e pela Internet, por exemplo. É importante que a comunicação tenha uma abordagem e linguagem mais simples e mais tradicional. Meios como a televisão, o rádio e o telefone podem ser mais assertivos nesse caso.

 

Então se pergunte, eu realmente conheço o meu cliente? Sei da sua faixa etária, das suas preferências e dos seus comportamentos de compra? Sei dizer onde ele costuma frequentar, com que frequência e quanto ele costuma gastar? Podemos relacionar esses questionamentos com a segmentação de mercado, importante ferramenta para a construção de estratégias e formas de atingir o seu público-alvo.

 

Sabia que não basta apenas dividi-lo por sexo, idade, estado civil e etc? Temos que saber bem mais do que isto, como seus hábitos, preferências e necessidades. Podemos definir que nosso público será, por exemplo, mulheres entre 25 e 35 anos que gostam de filmes, que viajam muito, que gostam de sucos naturais, entre outras coisas.

 

Quanto mais soubermos dos nossos clientes, melhor conseguiremos lidar com eles e melhor saberemos direcionar nossas ações sobre eles. E isso só pode ser alcançado com estudos, pesquisas e coleta de informações muito bem elaborados e planejados. Inclusive dados estatísticos contribuem muito nessa área.

 

Quando se têm essas informações é mais fácil pensar em detalhes da sua empresa, produto e serviço, como a embalagem que você pretende lançar, como deixar o ponto de venda da forma mais personalizada para o seu público, quais são os meios de acesso a esse cliente, entre outras coisas.

 

Outras questões importantes para o estudo da segmentação: Onde o seu cliente está? Onde ele compra? Por onde ele passa? Como ele vai ser apresentado ao seu produto? Qual o tamanho do seu público para este negócio, de quantas pessoas estamos falando? Quais são suas necessidades? Quais são os problemas deles que resolveremos?

 

Muito relacionado a tudo isso está a importância da criatividade. As campanhas, as divulgações e as comunicações precisam ser criativas e originais. E isso pode ser trabalhado com uma boa comunicação visual, em especial com materiais desenvolvidos por profissionais da área, como designers. Uma boa identidade visual faz toda a diferença na credibilidade das empresas e na percepção dos clientes de uma maneira geral.

 

Outro aspecto que a criação deve investir é na afetividade. Quando nos identificamos com algo, quando aquilo nos remete a uma boa lembrança, a um bom momento ou a uma boa sensação, faz muito sentido para nós consumirmos. Criamos laços duradouros com a marca e em alguns casos até aceitamos pagar um preço a mais porque realmente enxergamos valor naquilo.

 

Assim, podemos finalizar este texto destacando que a melhor fórmula de boas campanhas de Marketing e do desenvolvimento da criatividade é a verdade da marca, a sua coerência e a emoção que ela passa. Com certeza esses fatores resultarão em clientes mais satisfeitos, que além de serem fiéis às marcas, ainda compartilharão as suas experiências com a sua rede de contatos e contribuirão na conquista de novos clientes.

 

 

 

 


Jessica Takano. Gerente administrativa e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

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