Recentemente, o mercado de trabalho passou por diversas mudanças em uma velocidade nunca vista. Com a pandemia do coronavírus, alguns processos de desenvolvimento do mundo corporativo foram acelerados, dinâmicas que levariam anos para serem implantadas foram estabelecidas rapidamente para acompanhar a necessidade do mercado, principalmente a digitalização de serviços oferecidos. Assim, inovação nas dinâmicas de trabalho impacta diretamente nas formas de exercer uma liderança.
Uma empresa inovadora tem em seu quadro de funcionários pessoas com mentes inovadoras, com iniciativa e capacidade para tomada de decisão, não apenas meros cumpridores de ordens. Um líder visionário precisa reconhecer e estimular tais habilidades em seus colaboradores.
O mercado precisa de líderes resilientes, mas que se adaptem fácil às mudanças tecnológicas e tenham uma comunicação efetiva. Confira algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas por quem deseja se destacar como gestor em um mercado de trabalho volátil e contemporâneo:
É preciso evoluir e aperfeiçoar não somente habilidades técnicas (hard skills), mas também as soft skills. Pois, para manter uma atmosfera corporativa harmônica, diversa e humanizada, o equilíbrio entre essas duas habilidades também é indispensável.
Você pode, e deve, se antecipar ao cenário, identificando suas próprias fragilidades diante das características necessárias para ser um líder do futuro, afinal uma delas é resiliência. Nesse momento, inteligência emocional vai ser o diferencial para que consiga ter uma visão estratégica, extraindo o melhor de cada colaborador e cada situação.
É hora de dar aquele pontapé inicial? conheça o curso “Liderança: tudo que você precisa saber para ser um bom líder” e comece AGORA a ser o líder que o futuro precisa.